sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

JOVEM DE 16 ANOS É ATIVISTA, AMBIENTALISTA E ESCRITORA!


 





 

 “Todos temos o poder de mudar o mundo desde que nos engajemos em nossas ideias.”

As questões envolvendo o meio ambiente são preocupantes e, como já comentei aqui em algumas oportunidades, se queremos assegurar o equilíbrio do nosso planeta e, por que não dizer, a sobrevivência futura das pessoas que aqui habitam, precisamos aumentar o nível geral de conscientização – e de comprometimento – a respeito desse assunto. Mais do que isso, precisamos agir, dar exemplos, arregaçar as mangas, pressionar autoridades etc. Entretanto, infelizmente, o mundo real nos mostra que conseguir esse avanço de maneira mais efetiva não é tarefa fácil!

Por conta disso, muito me animou ler a matéria “Jovem de 16 anos é ativista, ambientalista e escritora“, falando sobre Gabrielle, a garota da foto acima, publicada no Portal Exame (http://exame.abril.com.br/), no início de junho passado. Temos aí um belíssimo exemplo de precoce conscientização e comprometimento com as causas voltadas para a preservação do meio ambiente, que ocorre no interior de São Paulo. Espero que esse relato estimule e inspire muita gente – de qualquer idade e condição social – a caminhar nessa direção, de maneira que a quantidade de ativistas e ambientalistas do bem, que nos dias atuais ainda é limitada e insuficiente, possa se ampliar continuamente!

Vejam transcrição a seguir: 

“Jovem de 16 anos é ativista, ambientalista e escritora

Aos 5 anos de idade, Gabrielle Brandão assistiu a uma reportagem na televisão sobre o aquecimento global. As duras imagens e o assunto áspero não intimidaram a criança. Pelo contrário: a menina caiu em um choro longo e sentido e teve que ser acalmada pela mãe. Hoje, aos 16 anos, ela lidera um instituto com o seu nome em Avaré e se dedica a mobilizar as pessoas em torno das causas ambientais, tendo sido nomeada recentemente conselheira titular do direito da criança e do adolescente do estado de São Paulo, e também coordenadora estadual dos objetivos do milênio da ONU.

As iniciativas nas quais Gabrielle pensava e queria colocar em prática desde os 10 anos eram tantas que, com a ajuda dos pais, ambientalistas convertidos pela filha, ela fundou o Instituto Ambiental Gabrielle Brandão, com o objetivo de centralizar as ações e aumentar as chances de conseguir apoio governamental. Vítima de bullying e inconformada com o preconceito, Gabrielle também escreveu um romance sobre o tema, intitulado “Ellie – Vivendo em seu mundo”. A jovem ainda ministra palestras, faz apresentações para crianças, escreve para uma revista local e participa da Rádio Interativa FM de Avaré.

“Eu quero mostrar que, não importa de onde você venha, qual sua situação econômica, sua idade, cor, gênero. Todos temos o poder de mudar o mundo desde que nos engajemos em nossas ideias. Tudo começa de um sonho, de um pensamento, que pode ser multiplicado com a força, com a fé e com a força de vontade. Se você acredita em algo, divulgue, tente fazer os outros acreditarem. Nada é impossível, e salvar o planeta não é um conto de fadas, é uma realidade que depende de cada um de nós.”


 

 

TWITTER

@jesusemmim2088

 



Reginaldo Paz

Facebook:

https://www.facebook.com/escritor.reginaldo.paz.ccb

 

Email.:

reginaldo2088@hotmail.com

 

WhatApps:

+55 9 9829 2022